Casa de Apoio

Visite nossa casa! Seja você também um voluntário!!

O Grupo Se Toque, em parceria com a Unidade de Oncologia Hospital Márcio Cunha, mantém em Ipatinga um espaço único na região: a Casa de Apoio SE TOQUE. Esta casa foi criada para possibilitar aos pacientes da Unidade de Oncologia Hospital Márcio Cunha, oriundos de outros municípios, o acesso ao tratamento oncológico.

Segundo dados da Unidade de Oncologia Hospital Márcio Cunha, mensalmente são atendidos pelo SUS, várias radioterapias, quimioterapias e exames de medicina nuclear. E a grande maioria destes pacientes vem de cidades vizinhas, pessoas de baixa renda, dependentes de recursos para compra de medicamentos, de transporte e até mesmo de cestas básicas.

E o grande problema destes pacientes é que, em razão de suas dificuldades, muitos desistem do tratamento, elevando o número de óbitos pela doença.

A partir da criação da Casa de Apoio, tais pacientes passaram a ter garantia de um bom acolhimento, podendo desfrutar de um ambiente apropriado para sua melhor recuperação e qualidade de tratamento.

A casa funciona diariamente garantindo atendimento gratuito aos pacientes encaminhados pela Unidade de Oncologia Hospital Márcio Cunha.

Trata-se de uma instalação que oferece cuidados especiais aos usuários, com fornecimento de alimentação adequada pós-tratamento, acompanhamento psicológico e emocional, serviço de enfermagem e até tratamento do visual, com oficinas de maquiagem e cabelo. É relevante também o trabalho com as famílias dos pacientes, em atividades dentro e fora da casa, através de aulas de artesanato, sessões de filmes, passeios e excursões, momentos de oração, etc.